SindGCT e ANPG promovem campanha em defesa do CNPq

O SindGCT e a Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG se uniram para realizar campanha em defesa do CNPq – #salveocnpq. A campanha se dará nas redes sociais e junto aos parlamentares.

Nos últimos anos o CNPq vem sofrendo diversos ataques. O orçamento de 2021 do CNPq é o mais baixo das duas ultimas décadas. 8% menor do que o de 2020 e 55% de seu orçamento depende de créditos suplementares.

Fonte: Jornal da USP

E como se não bastasse isto, o MCTI cancelou 116 milhões do programa de bolsa do CNPq o que comprometerá, caso não se consiga reverter este quadro, o pagamento e manutenção das bolsas implementadas (bolsas de mestrado, doutorado, iniciação científica, iniciação tecnológica, produtividade em pesquisa, entre outras).

Além deste quadro catastrófico, o Conselho também atravessa dificuldades com um quadro reduzido de servidores e com crescentes dificuldades na manutenção e atualização de suas plataformas: a plataforma Lattes e a Carlos Chagas.

A criação do CNPq marca o início da institucionalização da C&T no Brasil e o Conselho foi durante anos o responsável pela construção, expansão e consolidação de nosso Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O CNPq é a principal agência federal no fomento direto à pesquisa em todas as áreas do conhecimento, atuando também na formação de recursos humanos para a pesquisa (em conjunto com a CAPES) e na promoção da inovação.

Defender o CNPq é defender um patrimônio do povo brasileiro, é defender nosso desenvolvimento e futuro.

Veja a “live” feita para a campanha e entenda a crise no CNPq, sua importância e porque é necessário defende-lo: https://youtu.be/_xDsuC8RTZw

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: