O SindGCT

O SindGCT nasceu da legitima aspiração dos servidores na defesa da sua carreira e do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil.

O Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia – SindGCT ou simplesmente, Sindicato Nacional dos Gestores em C&T, foi fundado em Brasilia no dia 30 de novembro de 2018 .

A criação do SindGCT foi resultado da ação de diversos servidores e do apoio de três associações de servidores – Associação dos Servidores do CNPq – ASCON, Associação Nacional dos Servidores do MCTI – ASCT e Associação dos Servidores da CAPES – ASCAPES – que perceberam a necessidade de uma nova representatividade para os servidores desta carreira.

Apesar da importância dos Gestores em C&T (analistas, assistentes e auxiliares), nos últimos anos a Carreira vem sendo desprestigiada, sucateada e, aos poucos, desprovida de suas atribuições. Nucleados em Associações de Servidores, com base em suas instituições de origem, os servidores da Carreira de Gestão em C&T têm resistido ao desprestígio imposto à Carreira.

Entretanto, entendemos que esta forma de organização já não tem se mostrado efetiva face aos desafios que vêm se impondo aos servidores.


As associações de servidores, locais e de caráter associativo/recreativo, não possuem efetividade legal para representar toda a categoria em suas demandas junto ao Governo Federal, quer seja no plano salarial-trabalhista, quer seja do ponto de vista de apresentar e representar o segmento no Sistema Nacional de C&T – SNCT. Dai a importância da criação do SindGCT.

Mesa da Assembleia de Fundação do SindGCT em 30/11/2018 – Da esquerda para direita, Pedro Arcanjo (Ascapes), Roberto Muniz (Ascon) e Hideraldo Almeida (Asct)

Diretoria Executiva do SindGCT:

Roberto Muniz, CNPq – Presidente
Pedro Arcanjo, CAPES – 1º Vice-presidente
Ana Paula Volpe, MCTI – 2ª Vice-Presidente
Alexandre Correia, CNPq – Secretário Geral


Giancarlo Muraro, MCTI – Diretor de Administração, Finanças e Patrimônio – Diretor Adjunto Patrisia Rodrigues, CAPES Michael Pedroso, CNPq – Diretor de Assuntos Jurídicos – Diretor Adjunto Jane Alcanfor de Pinho, MCTI
Rubens Sousa, CAPES – Diretor de Aposentados e Saúde do Trabalhador – Diretor Adjunto Evando Boaventura, MCTI
Fabiana Santos, CAPES – Diretora de Comunicação, Divulgação e Transparência – Diretor Adjunto Emerson Nogueira
Ricardo Guanabara, CNPq – Diretor de Organização, Filiação e Formação Sindical – Diretor Adjunto Leonardo Angelo
Alexandre Teixeira, MCTI – Diretor de Relações Institucionais e Parlamentares – Diretor Adjunto Virginia Ferreira, IBICT
Edilson Pedro, MCTI – Diretor de Gestão da Carreira e Estudos Estratégicos – Diretor Adjunto Walner Mamede

Conselho Fiscal

Titulares:I. Raphael Dorsa , II: Hamilton Silva , III: Renato Carvalheira

Suplentes I: Leôncio Nogueira , II: Mônica Bezerra d, III: Leonardo Couto

%d blogueiros gostam disto: