SindGCT: um caminho para fortalecer a Carreira de Gestão em C&T

A ciência e a tecnologia no Brasil só puderam se desenvolver e contar com a excelência que hoje possuem graças às políticas e aos investimentos realizados pelo Estado brasileiro, e fez-se necessário criar um corpo de servidores públicos capacitados, qualificados e preparados especificamente para as ações do Estado em C&T.

 A Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia – a carreira dos Gestores em C&T – criada em 1993, foi fundamental para que as ações do Estado pudessem ser elaboradas, planejadas e executadas. 

Os Gestores em C&T são os responsáveis por implementar e garantir que os interesses do Estado, da sociedade em geral e da comunidade científica, transformadas em políticas públicas, sejam efetivadas com equidade, publicidade, transparência e eficiência.

Hoje a Carreira de Gestão em C&T se faz presente em diversos Ministérios e órgãos públicos. São mais de 4 mil servidores ativos dedicados ao apoio e ao fomento da C&T.

Apesar da importância dos Gestores em C&T, nos últimos anos a Carreira vem sendo desprestigiada, sucateada e, aos poucos, desprovida de suas atribuições.

Nucleados em Associações de Servidores, com base em suas instituições de origem, os servidores da Carreira de Gestão em C&T têm resistido ao desprestígio imposto à Carreira. Entretanto, esta forma de organização já não tem se mostrado efetiva face aos desafios que vêm se impondo aos servidores. 

As associações de servidores, locais e de caráter associativo/recreativo, não possuem efetividade legal para representar toda a categoria em suas demandas junto ao Governo Federal, quer seja no plano salarial-trabalhista, quer seja do ponto de vista de apresentar e representar o segmento no Sistema Nacional de C&T – SNCT.

Com a criação em 30/11/2018 do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e TecnologiaSindGCT, buscamos uma nova representatividade para a Carreira, tanto em nível local, que se dará através das Seções Sindicais, quanto nacional, além de uma nova forma de atuação. Buscamos a valorização da Carreira com propostas como sua permanente capacitação via uma Escola de Governo, assim como sua inclusão entre as Carreiras do Ciclo de Gestão, como carreira estratégica de Estado.

Continuaremos na luta em defesa de nossas instituições, por uma política de desenvolvimento científico e tecnológico nacional, inclusivo e com autonomia, pela valorização dos servidores e por melhores condições de trabalho e salários.

Venha participar desta construção. Filie-se ao SindGCT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: