O SindGCT foi criado para a defesa de nossa carreira – a carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia -, dos interesses dos servidores e na luta pelo desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para um desenvolvimento sustentável, por um país mais justo e igualitário.
Com esta perspectiva atuamos deste 2018 contra o desmonte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – SNCT&I, contra a desvalorização de nossa carreira e da ciência. Nos engajamos por apresentar propostas e contribuições ao novo governo que saiu vitorioso do processo eleitoral realizado de forma transparente e democrático. Contribuímos debatendo com o Grupo de Trabalho de C&T da Equipe de Governo de Transição e entregamos para estes documento com propostas, muitas das quais foram incorporadas pelo GT.
Na terça-feira (dia 24/01/2023) estivemos em reunião com o Sr. Vitor Palmeira que atua junto ao Chefe de Gabinete Rubens Diniz (que não pode estar conosco, pois teve que se ausentar para atender uma ligação da Ministra que estava na Argentina acompanhando o Presidente Lula) com objetivo de agendar uma reunião com a Ministra Luciana Santos, para que possamos apresentar nossas contribuições e preocupações relativas a nossa carreira e a reconstrução do SNCT&I (MCTI, CNPq, Unidades de Pesquisas, Agencias vinculadas, entre outras.). Na oportunidade também cobramos uma agenda da Ministra com o Fórum de Entidades de C&T. O Sr. Vitor se comprometeu agendar com a maior brevidade possível a audiência com a Ministra e disse que estão abertos a um diálogo construtivo.