SindGCT, em parceria com a ANPG, faz live sobre a “Crise nas universidades públicas e no financiamento a C&T”

Aprovado o orçamento de 2021 no Congresso – com mais 4 meses de atraso, e os problemas já alertados anteriormente pelas associações, sindicatos e sociedades na época da elaboração da lei orçamentária começam a aparecer. Diversas universidades vieram a público anunciar e denunciar que não tem disponibilidade de recursos financeiros para manter suas atividades ao longo deste ano.

Fonte: Globo News

O fato que chamou maior atenção foi o anúncio realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, que veio a público e foi amplamente noticiados nos jornais, telejornais e redes sociais, de que fecharia suas portas pois, não tinha recursos previstos para arcar com as contas de água, luz, terceirizados, entre outros. Muito menos teria recursos para financiar a pesquisa, museus e hospitais sob sua responsabilidade. Dada a publicidade alcançada e a mobilização da população em defesa da universidade o Ministério da Educação e o de Economia liberaram créditos extras, mas que não alcançam para manter a universidade funcionando o ano todo.

E a crise não esta restrita a UFRJ, diversas outras universidade estão com o mesmo problema apresentado pela UFRJ, como por exemplo a UFMG, UFV, UFJF, a UnB entre outras. A redução do orçamento público para as universidades não atinge a penas o ensino, os cursos de graduação, atinge também toda a área de pesquisa, os laboratórios, centros de pesquisa e pós-graduação. As universidades públicas brasileiras são responsáveis por mais de 80% do conhecimento técnico-científico produzido no Brasil.

Diante deste grave quadro, o SindGCT e a ANPG, realizam, nesta quarta feira, dia 19 de maio, as 16hs live com a Reitora da Universidade de Brasília – UnB, Profa. Marcia Abrahão e com a Ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo -Unifesp Profa. Soraya Smaili, para debater e esclarecer aos interessados o que acontece com as universidades e as alternativas para superação deste grave problema. Participe, divulgue.

Veja a live no canal do YouTube da ANPG (https://youtube.com/user/TVANPG) ou na página do SindGCT no Facebook (@sindgct) .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: