Atuação do SindGCT sempre se pautou na defesa de nossa carreira, na defesa desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação e do desenvolvimento sustentável no Brasil. O SindGCT acredita que para o nosso desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação são fundamentais. E para que estas possam se desenvolver e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva é necessário que o Estado tenha condições de produzir políticas públicas que visem estes objetivos. A proposição de políticas públicas, de seu planejamento, gestão, infraestrutura e sucesso dependem, em grande parte de que o Estado conte com um corpo qualificado e preparado para atuar na área de CT&I: os gestores em C&T, as carreiras de C&T previstas na Lei nº 8.691/93.
Nos últimos 6 anos assistimos ataques constantes contra a CT&I e a nossa carreira. Neste período em particular foram frequentes as ações de desvalorização e redução das funções previstas em lei para a carreira. Muitos integrantes da carreira estão subaproveitados ou exercem funções diversas, configurando desvio de função. Além disso, diversa outras carreiras têm adentrado nas competências da carreira, configurando também desvio de função, com perda de qualidade nas atividades realizadas.
Para a reconstrução do país, na reparação das mazelas na área de CT&I deixadas pelos governos Temer e Bolsonaro, faz-se necessário a recuperação e valorização de nossa carreira. Conheça o documento do SindGCT: