O Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público foi proposto por todas a Centrais Sindicais e movimentos dos servidores públicos. Para a preparação do Encontro Nacional foram realizadas plenárias municipais e plenárias Estaduais/Distrital com a participação dos servidores das esferas municipal, estadual/distrital e federal.
O Encontro Nacional teve sua abertura ontem (29/07) com uma live que teve mais de 15 mil visualizações e engajamentos.
Hoje (30/07) 5 mil participantes inscritos foram divididos em grupos de trabalho e devem formular propostas para a luta contra a PEC 32 – Reforma Administrativa. Na pauta estão a realização de um ato nacional em Brasília a ser realizado no próximo dia 03/08, quando retorna às atividades o Congresso Nacional e a proposta de um dia de paralisação (greve) com data indicativa para o dia 18/ 08.
O SindGCT esta participando e acompanhando o Encontro Nacional, representado por seu Presidente e seu Secretário Geral.
No entendimento do SindGCT, a proposta da PEC 32 não trás nenhuma contribuição efetiva para melhoria dos serviços prestados pela Estado à população. Ela visa apenas realizar cortes de gastos e a redução do papel do Estado, transferindo suas obrigações para a iniciativa privada.
A PEC 32 ameaça a existência da carreira de gestão em ciência e tecnologia e das demais carreiras que atuam em C&T, como os tecnólogos, pesquisadores e docentes universitários. A reforma administrativa trará mais prejuízos ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil, pois vai atingir em cheio quem faz pesquisa e quem dá sustentação e trabalha para que ocorra o trabalho de geração de conhecimentos, tecnologias e inovações.
Tão logo termine o Encontro, o SindGCT fará a divulgação das deliberações e encaminhamentos contra a PEC 32 aprovados.