CNPq “fora do ar”!

Desde a ultima sexta-feira (dia 23/07/2021) os sistemas do CNPq apresentaram problemas e saíram do ar. Ficaram indisponíveis a Plataforma Lattes, a Plataforma Carlos Chagas e os demais sistemas utilizados pelo CNPq. Frente a situação o Conselho emitiu, em seu site, a seguinte nota:

Fonte: CNPq

Informações que recebemos, dão conta que um houve a “queima” de “uma controladora dos servidores” e que este equipamento queimado tornou indisponíveis todos os sistemas do Órgão. Segundo ainda estas informações tal equipamento estava sem contrato de manutenção e fora de garantia…

Manifestações de preocupação com esta grave situação, com o andamento das chamadas publicas, editais e bolsas, já circulam nas redes sociais. Muitas das mensagens que circulam informam perda de dados e possíveis dificuldades no pagamento dos bolsistas.

De concreto, ainda não há informações oficiais sobre a extensão dos danos nem prazo para sua solução.

O SindGCT acompanha com preocupação o situação do CNPq e de seus sistemas. Acreditamos que tal problema não é conjuntural, isolado e fortuito. Trata-se do resultado do descaso e desmonte que o CNPq vem sendo submetido desde o governo Temer e que se aprofundou agora no governo Bolsonaro. A falta de recursos não tem atingido apenas os orçamentos para financiamento de bolsas e projetos de pesquisa. Ele tem prejudicado enormemente a infraestrutura do CNPq e de seu quadro de pessoal. Os sistemas, por falta de investimentos, atualização e de visão estratégica dos dirigentes tem se tornado um verdadeiro gargalo para a realização das ações do órgão.

O CNPq é patrimônio do povo brasileiro. É fundamental para o desenvolvimento do país. Não podemos permitir que este descaso e desmonte continue ocorrendo.

Salve o CNPq.

Na defesa da Ciência e Tecnologia – Somos Todos CNPq!!!

5 comentários em “CNPq “fora do ar”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: